Logo do Jusbrasil com acesso para a página inicial
Todos
Todos
Artigos e Notícias
Jurisprudência
Diários Oficiais
Modelos
Peças Processuais
Legislação
Consulta Processual
Doutrina
Buscar no Jusbrasil
Cadastre-se
Entrar
Home
Consulta Processual
Jurisprudência
Doutrina
Artigos
Notícias
Diários Oficiais
Peças Processuais
Modelos
Legislação
Diretório de Advogados
Advogado Online
Carmem Rodrigues
(
3
)
Pelotas (RS)
5
seguidores
35
seguindo
Seguir
Principais áreas de atuação
Direito do Consumidor
,
16%
Direito de Família
,
16%
Direito Imobiliário
,
16%
Direito do Trabalho
,
16%
Outras
,
36%
Ver mais
Primeira Impressão
(
3
)
(
3
)
3
avaliações
ao primeiro contato
Comentários
(
2
)
Carmem Rodrigues
Comentário ·
há 8 anos
Coisas que eu aprendi advogando sozinho: Parte 1
Pedro Custódio
·
há 8 anos
Boa tarde Dr Pedro,
seu texto é sublime, como todo brasileiro menos afortunado financeiramente, mas afortunado de audácia, persistência e insistência foi assim que terminei a faculdade de Direito aos 40 anos e passei na prova da OAB logo em seguida, mesmo trabalhando 44h/semanais, meu primeiro pensamento foi montar um escritório itinerante, ir até a casa do cliente, mas logo em seguida pensei nos prováveis perrengues que poderia enfrentar, então comecei a atender na sala de visitas da minha mãe nos meus horários de almoço, final de tarde e sábados, assim passaram 5 anos, resumo dos meus dias e as noites estudando ou fazendo petições, ano passado consegui montar meu escritório sozinha, mas sinto falta de ter alguém para dividir, já que ainda trabalho 44h/semanais...hehehehe
Relato isto porque colegas seguidamente me perguntam como eu tive coragem de começar sozinha e sempre respondo que outra alternativa eu tenho se não a cara, a coragem e o medo de enfrentar colegas mais experientes e um juiz me olhando como se cada palavra proferida fosse errada, mas assim vou indo, aprendendo a cada audiência, a cada documento que deixei de entregar e recebo nota cobrando, enfim começar é complicado e desafiador.
2
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Carmem Rodrigues
Comentário ·
há 8 anos
Tabela de honorários da OAB e a realidade na advocacia
Adriana Gonçalves
·
há 8 anos
Boa tarde!
Parabéns pelo texto, já que a maioria dos advogados coadunam deste pensamento, da mesma forma são os contratos de risco, já fiz bastante este estilo, hoje não faço mais, cobro, parcelo, tenho maquina de cartão de crédito (risos), afinal temos contas a pagar também...
2
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Recomendações
(
3
)
Patrick Carvalho
Comentário ·
há 8 anos
4 anos de formada, 2 escritórios de advocacia: como isso é possível?
Matheus Galvão
·
há 8 anos
Parabéns à colega pela disposição e crescimento contínuo.
Todavia, a chamada da Matéria já remete o leitor ao questionamento: como isso é possível? A colega teria "começado do zero"?
Com qual estrutura e recursos financeiros a colega pôde abrir a sua "própria imobiliária assim que concluiu o curso"? Afinal, a realidade da maioria dos recém-formados em Direito é de busca quase incansável por um emprego que lhes possibilite minimamente sobreviver. Longe estão de poderem abrir seus próprios escritórios ou empresas. Produzir bom conteúdo na internet e se tornar um bom "digital influencer" não é simples, requer dedicação e muitas vezes estudo e é louvável. Mas, abrir escritório ao sair da faculdade... é para pouquíssimos.
Não tem meritocracia com horas de estudo e desenvolvimento de competências e habilidades que resolva o que somente o dinheiro resolve.
123
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Matheus Galvão
Comentário ·
há 8 anos
Tabela de honorários da OAB e a realidade na advocacia
Adriana Gonçalves
·
há 8 anos
Obrigado por participar =]. Tenho alguns pontos que sempre levanto e, inclusive comentei abaixo.
Muitos dos usuários que chegam até o Escritório Online pesquisaram artigos ou informações no site, em busca de informação básica. Informação essa que é direito de todos conhecer. Elas querem entender um direito básico seu, mas não conseguem. Muitas vezes porque a informação é incompleta, tem uma linguagem inacessível, ou sequer está disponível.
Querer saber sobre direitos básicos não é uma consulta. Para mim, como advogado, consulta é uma abordagem estratégica aplicada ao caso concreto apresentado por um cliente. Já a dúvida é uma questão de desinformação. Quais são os direitos básicos de um trabalhador? Como ocorre o processo de divórcio em geral? Como posso assegurar uma convocação num concurso público? Quem tem direito a se aposentar?
O problema é que nós advogados e a própria OAB mantemos os cidadãos desinformados em nome de uma falsa ética. Quantas vezes nós, profissionais do direito, produzimos conhecimento jurídico acessível a qualquer cidadão para que ele fique esclarecido e tenha consciência de quando precisa de um advogado ou não? Na maioria das vezes advogados escrevem com vaidade e sequer conseguem passar a mensagem para um cidadão em busca de informação
Veja quantos sites de medicina divulgam informações acessíveis. Agora veja a resistência de advogados e o Código de Ética da OAB que proíbe práticas que são fundamentais para esclarecer todos os cidadãos.
E cidadãos desinformados pagam menos. Quando você e eu queremos comprar um celular, antes, nós vemos a nossa necessidade e pesquisamos qual aparelho nos atende melhor. Eu pelo menos faço isso, e em seguida procuro uma loja. Com advogados deveria ser o mesmo.
Cidadãos têm o direito de ter acesso ao conhecimento de seus direitos básicos. E por que isso não é feito? Por que não educá-los, torná-los conscientes e deixá-los bem informados para tomarem uma decisão mais acertada. Penso que só assim seremos valorizados. Não devemos esperar da OAB, que - pelo visto - prefere cidadãos desinformados, nem mesmo do Jusbrasil, que pelo menos faz o seu papel de aproximar as duas pontas (advogados e cidadãos). Temos que partir para uma revolução de acesso de todos à informação. E isso começa por nós.
Um abraço! =]
9
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Carini Teixeira
Comentário ·
há 8 anos
Tabela de honorários da OAB e a realidade na advocacia
Adriana Gonçalves
·
há 8 anos
Olá, Dorciesi.
Não sei de qual cidade você é, mas onde moro, dentistas e médicos cobram consultas, e são valores consideráveis.
Quando você pressupõe ter algum problema físico ou dentário e procura um profissional da área para uma esclarecer suas dúvidas quanto sua saúde, você tem suas dúvidas esclarecidas, e ao final o diagnóstico de que haverá ou não necessidade de algum tratamento, o profissional não é questionado sobre o motivo pelo qual esta cobrando a consulta.
Advogados fazem a mesma coisa, usam de seu tempo e conhecimento para esclarecer dúvidas quanto a "saúde jurídica" da pessoa, independente se haverá ou não necessidade de qualquer tipo de "tratamento".
18
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Perfis que segue
(
35
)
Carregando
Seguidores
(
5
)
Carregando
Tópicos de interesse
(
15
)
Carregando
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres
Criar minha conta
Outros advogados em Pelotas (RS)
Carregando